Depois da II Guerra Mundial o mundo ficou dividido em 3 grandes potências a URSS, os EUA e o Reino Unido. Então a Alemanha ficou repartida em 4 partes pertencentes à URSS, aos EUA, ao Reino Unido e França, assim como a capital, Berlim. Mas até aqui não existia nenhum muro, apenas se via o início da Guerra Fria entre um lado da Europa e o outro a zona Anglo-saxónia e a zona Soviética, porque os EUA tentavam reconstruir a Europa e assim conter o comunismo. Foi desta forma que a Guerra Fria começou e consecutivamente o Muro de Berlim, porque de um lado governavam os Norte Americanos e do outro os Soviéticos.
Agosto de 1961, o Muro de Berlim é criado cortando estradas, prédios, casas e famílias a meio, numa noite uma família torna-se em parte comunista e em parte liberal. Do lado comunista soldados impedem as pessoas de o atravessar e se for preciso matam. Foi preciso então reforçá-lo por 4 vezes, com rede eléctrica e arame farpado, é então criado um dos maiores símbolos da Guerra Fria, o muro que dividia uma cidade, um país, um continente, um Mundo.
A União Soviética gastava cada vez mais dinheiro no militarizamento e cada vez menos na indústria e no desenvolvimento económico, é então que a URSS abre a livre circulação entre os dois lados do muro, e então este cai em 9 de Novembro de 1989, e pouco depois a URSS e a Guerra Fria.