A Literatura é para mim a Arte de saber escrever bem e correctamente, de uma forma original e criativa, uma forma que pode "colar" uma pessoa a um livro. Quando escrevemos algo é óbvio que aquilo não é literatura, pelo menos no instante em que é escrito. Para que seja considerado Literatura é preciso que seja aprovado em vários pontos como: tem de ser do tipo Lírico, Dramático ou Narrativo; tem de ser aceite por muitas pessoas como um bom livro e por uma autoridade competente; o texto terá que ser bem estruturado e artístico, ou seja com recursos estilisticos bem utilizados e bem criados; os valores estéticos e literários da época devem ser adequados, significa que o modo como é escrito deve ser visto na época, por exemplo o facto das palvras se escreverem de forma diferente ou expressões; e finalmente para ser aceite como obra literário o texto terá que original e bom.
Mas até agora só falei da parte profissional da literatura, daquilo de que posso não gostar e ser considerado Literatura. Porque na minha opinião verdadeira a Literatura depende de gostos para gostos, de pessoa para pessoa. Cada um de nós pode gostar de livros ou formas de escrever diferentes, no meu caso detesto Romances do tipo Amoroso, porque um Romance apenas quer dizer o tamanho do livro. O livro "A Viagem ao Centro da Terra" de Júlio Verne é considerado um Romance, mas aquilo de Romance tem pouco ou nada. Eu gosto de livros do tipo de aventuras, policiais e mistérios, exemplos de livros que li e gostei: Sherlock Holmes, O Cão dos Barkesvilles de Sir Arthur Conan Doyle; O Sétimo Selo de José Rodrigues dos Santos; e é só até agora porque o resto eram pequenos livros como Astérix e Obélix, Tintin, livros infantis, em fim. A BD, Banda Desenhada deveria ser considerada Literatura, não com o mesmo prestígio que por exemplo o "Código DaVinci", mas ser considerada Literatura. Mesmo as crianças devem poder ler Literatura, apesar de ser mais simples e de não ter figuras de estilo, deveria ser considerado Literatura.
Todos os tipos de escrita deveriam poder ter o poder de serem considerados literatura, mas claro que sub-dividos em categorias como é o carro das corridas de carros, F1, F2, F3, F4. Bem o que é que tu achas?
depois encontra-se um daqueles "cromos" que até inserem imagens de uma personagem do "Naruto" no seu blog!!!
ResponderEliminareu comcordo mas penso que este texto esta bastante infantil e sem sentido algum.Pare-se que foi feito por uma criança de 10 anos mas num estado de pussuida
ResponderEliminarconcordo plenamente com estes comentarios acima referidos!
ResponderEliminar