A emigração em Portugal nem sempre foi igual, enquanto durante os Descobrimentos foi negativa, ou seja mais imigrantes que emigrantes, durante o Estado Novo a quantidade de emigrantes foi muito elevada. Portugal foi a maior potência comercial do mundo no século XVII e assim as pessoa queriam era vir para Portugal. Mas assim como Portugal estava no topo, já esteve no fundo, durante o Estado Novo grandes quantidades de pessoas emigravam para a França, Inglaterra, Alemanha, EUA e Canadá. A imigração portuguesa foi diferente dependeno da época histórica. Durante o século XVII quem imigrava para Portugal eram principalmente pessoas ricas de outros países com dinheiro para investir em Portugal. Depois da fase de desenvolvimento de Portugal os negros eram quem mais imigrava, e depois da queda da "Cortina de Ferro", foram os habitantes dos países do Leste como a Ucrânia, Roménia e até a China.
Mas o principal problema centra-se no momento em passar a fronteira, para se passar a linha política são necessários um monte de papéis. Papéis que exigem um enorme esforço e trabalho, claro que isso nem sempre aconteça e passa-se a fronteira ilegalmente. Um médico bulgaro não pode exercer a sua profissão em Portugal porque lhe faltam meia dúzia de papéis e tem que ir para as obras. Por sua vez um simples pedreiro só por possuir os ditos papéis já pode ir para um banco, ou funcionário público. Passam-se anos até que um simples ser Humano seja tornado um cidadão de um novo país, que Poder de Escritório, Burocracia.
Todo o mundo actual rege-se por demasiadas burocracias, desde a migração, transporte de mercadorias, transferências monetárias, adopções de crianças... O mundo das migrações é de certeza um dos que mais dificuldades enfrenta. Mesmo já dentro do país e devidamente legalizado as pessoas são descriminadas, olhadas de lado, tratadas de modo diferente. Desde da saída do avião até se possuírem um ditos papéis passam-se anos e muito dinheiro gasto em advogados, idas ao tribunal, viagem taxas de transporte, após tanto tempo todos lucram excepto os que melhor vida procuravam.
Sem comentários:
Enviar um comentário