Quantas vezes viram esta porcaria?

quarta-feira, 3 de março de 2010

Carta ao Presidente da República


Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa

Venho, por este meio, pedir a sua ajuda, senhor Presidente da República, num problema que o país enfrenta. O meu nome é Ricardo Ferreira e frequento o Ensino Secundário.

Como já sabe o Haiti foi abalado por um sismo de grande intensidade que causou 200 mil mortes e cerca de1  milhão de desalojados. E mais recentemente um terramoto no Chile.

Como deve saber o sismo que abalou o Chile tinha uma maior magnitude do que o do Haiti, mas este causou mais mortes. O factor mais relevante para esta diferença é provavelmente a prevenção. No Haiti era provável que ninguém soubesse o que fazer, e assim o pânico causou mais mortes.

Mas em relação a Portugal, após o sismo de 1755, o Marquês de Pombal mandou construir um simples e rudimentar sistema anti-sísmico sob Lisboa. Hoje em dia existem técnicas mais eficazes e avançadas. É obrigatório perante a lei que os edifícios sejam construídos segundo normas e regras que fazem que não se desmoronem com um pequeno sismo. O facto relevante é que não existe suficiente fiscalização e os empreiteiros escolhem materiais mais baratos e que não são indicados para a construção. Mesmo em edifícios públicos isto acontece, e se um centro comercial ou uma câmara municipal desabasse sob estas centenas de pessoas.

Por isso venho assim comunicar-lhe que ajude a aumentar a fiscalização e que se reforcem os edifícios já existentes, como a Assembleia da República já foi há algum tempo. Porque cerca de 200 em 200 anos acontece um grande sismo perto de Portugal e o último foi em 1755.

Sem mais assuntos.
Os meus maiores cumprimentos e desde já agradeço a sua atenção.

1 comentário: